Subscribe

Encontre-nos nas Redes

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Uma ameaça


Superministério de Bolsonaro é superameaça à indústria do AM





por Neuton Corrêa, da redação




A decisão tomada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) de criar o superministério da Economia, fundindo Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio,  pode ser entendido também como uma superameaça para a indústria da Zona Franca de Manaus (ZFM).

É que o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (o antigo Mdic) já chega agregado à futura pasta como um antigo câncer ao desenvolvimento industrial do país.
A pasta, na configuração administrativa do governo federal, é a responsável pelo funcionamento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A Zona Franca, por sua vez, possui a doença que o futuro titular da pasta, o economista Paulo Guedes (foto), pretende combater como um inimigo de guerra: os subsídios ao setor industrial.

Segundo Guedes, o governo de Jair Bolsonaro vai retirar os subsídios, salvando assim a “indústria brasileira, apesar dos industriais brasileiros”.

O ministeriável disse hoje à imprensa, após encontro com Bolsonaro que bateu o martelo sobre a fusão, que o Mdic transformou o órgão numa “trincheira da primeira guerra mundial” na defesa de protecionismo.

Além dessa dura ofensiva contra os subsídios, combustível da indústria amazonense, que, por sua vez, é o esteio da economia do Estado, há outro fato a ser observado nessa fusão.

Trata-se do fato de que, com a junção dos ministérios, a Zona Franca de Manaus passaria a estar subordinada à Fazenda, que há muito faz investidas para fragilizar o modelo de desenvolvimento regional sediado no Amazonas.

A mais recente investida dos burocratas da Fazenda contra o Estado ocorreu no fim de abril deste ano, quando fizeram o presidente Michel Temer (MDB) assinar o decreto Decreto 9.394/2018, que deixou cambaleante o polo de concentrados do Polo Industrial de Manaus.

Bolsonaro havia sinalizado que faria essa fusão, quando defendia em campanha eleitoral a redução dos ministérios, mas recuou com a forte reação do setor contra o plano.

Mas hoje o presidente eleito resolveu retomar sua proposta e levar a cabo sua ideia.

No Amazonas, até agora, lideranças políticas e empresariais, que fizeram campanha para Bolsonaro, se calaram sobre o assunto.
Ontem, a ZFM já havia sofrido duas investidas.

Leia mais:



Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário